Sem categoria

Sete dicas de comportamento em um coworking

By 16 de setembro de 2015 Comentários

Compartilhar o mesmo ambiente de trabalho com profissionais de outras áreas é muito vantajoso, pois possibilita uma troca de experiência enriquecedora, além de aumentar a sua rede de relacionamento. Porém, trabalhar em comunidade e dividir o espaço exige algumas regras básicas para a boa convivência entre os profissionais.

Bom senso nunca é demais para se criar um ambiente agradável, por isso comece deixando de lado alguns costumes de quando se está em casa. Apesar de o coworking ser um local despojado, isso não significa que você pode se sentir totalmente à vontade. Lembre-se, ao lado pode estar um futuro parceiro de negócio ou cliente e o seu comportamento define a sua imagem como profissional. Confira algumas dicas:

Respeite seu vizinho de trabalho
Quando se está em um ambiente compartilhado é comum existirem ruídos e conversas paralelas, mas isso não pode atrapalhar quem está concentrado. Então, tente manter um tom de voz adequado ao falar ao telefone. Se for o caso, procure um local mais reservado. Diminua o toque do telefone e não deixe o seu celular na estação de trabalho quando você estiver ausente, ninguém merece trabalhar com um celular ao lado tocando insistentemente. Se tiver alguma reunião por acesso remoto e que vai durar muito tempo, prefira fazer isso na sala de reunião. E o mais importante, respeite a privacidade do outro. Se o colega está atarefado, não o incomode com bobagens.

Seja cordial
A ideia do coworking é ter interação entre os profissionais, cumprimentar todos ao chegar e ao sair, além de demonstrar simpatia, é um sinal de boa educação. Aliás, é muito mais difícil fazer novos parceiros e amigos sendo considerado o mal-humorado da vez.

Deixe o ambiente organizado
Mantenha sua estação de trabalho sempre organizada, ainda mais, se você optou pelo plano flexível e não tem uma mesa fixa. O mesmo vale para as áreas comuns como salas de reuniões, locais de refeições, sala de treinamento, etc. Além disso, a desorganização pode atrapalhar o seu desempenho e passar uma imagem negativa para quem está ao seu lado. Aqui vale outra dica, tenha sempre por perto um cartão de visitas, nunca se sabe quando você vai precisar.

Seja auto-suficiente
Você está num coworking, isso significa que aprendeu a fazer muita coisa por conta própria. Então, antes de incomodar o colega ao lado para perguntar alguma coisa, verifique se não tem um quadro de recado ou um mural próximo com as informações que você precisa.

Faça as refeições e lanches em locais apropriados
Sempre utilize as áreas destinadas às refeições. O Business Village tem um deck bem bacana para você dar uma pausa e tomar um cafezinho.

Participe dos eventos da comunidade
Geralmente acontecem eventos dentro do coworking, sejam confraternizações, cursos ou palestras. Aproveite esses momentos para conhecer melhor os profissionais que trabalham na comunidade de negócios e partilhe contatos, ideias, experiências e, quem sabe, novos negócios.

Promova o coworking
Se você está gostando do ambiente do Business Village, indique o escritório para outros profissionais e amigos. A comunidade de negócios só tem a ganhar! Você também pode marcar o coworking nas redes sociais e fazer check-in no Foursquare.

btn1

 

Leia também
Vantagens que um freelancer só tem num coworking
Home office – será que é disso que você precisa?

Deixe uma Resposta