Muitas vezes, a correria cotidiana é tamanha que mal sobra tempo para um cafezinho no meio do expediente. Quando isso acontece, a impressão que temos é que o trabalho rendeu, que você adiantou uma série de coisas e colocou tudo em dia, correto? Mas não se iluda: é apenas uma impressão. A verdade é que fazer intervalos no meio do trabalho aumenta sua produtividade e traz uma série de benefícios para o seu dia a dia. Não acredita? Acompanhe o post e descubra porque você deve fazê-los!

  1. Aumenta a produtividade

Pode até parecer que o tempo que você gasta fazendo um intervalo no meio do trabalho poderia ser melhor aproveitado. Mas a ciência explica porque você deve fazer períodos de descanso. O seu cérebro é como um músculo e precisa de energia para funcionar. Ele armazena glicose a utiliza como combustível, mas essa reserva não dura muito. Dessa forma, ele só consegue ficar concentrado por um determinado período antes de precisar de uma pausa para descansar.

De acordo com Travis Bradberry, psicólogo e co-autor do best-seller Inteligência Emocional 2.0, o ideal é que você trabalhe 52 minutos e faça um intervalo de 17. De acordo com o autor, isso acontece porque o cérebro alterna períodos de energia (que duram cerca de 1 hora) com quedas de aproximadamente 15 minutos. Portanto quando você dedica um tempinho ao descanso no meio do expediente, acaba sendo mais produtivo.

  1. Evita problemas de saúde

Quer você passe seus dias sentado em frente ao computador, em pé caminhando de um lado para o outro ou fazendo esforço físico, você está sempre à mercê de desenvolver alguma doença laboral. A boa notícia é que fazer intervalos no meio do trabalho pode evitá-las.

Quando você faz uma pausa, sai da posição que costuma ficar o dia inteiro, mexe e alonga o corpo. Esses pequenos movimentos ajudam a manter a saúde e afasta problemas como LER, dores localizadas e tendinites. Então se você preza pela sua saúde, não pule os momentos de descanso durante o expediente. Saia da sua cadeira, caminhe um pouco e espaireça a mente.

  1. Diminui o stress

Apesar de ser associado ao item anterior, o stress merece um tópico próprio. Considerado por muitos como um dos males do século XIX, as longas jornadas de trabalho aumentam significativamente o stress, o que acarreta uma série de consequências: o corpo libera mais adrenalina e cortisol, a imunidade cai, a pressão e a frequência cardíaca sobem e o organismo acumula mais gordura abdominal.

Fazendo pausas regulares durante o dia, você “quebra” a rotina profissional em pequenos blocos, deixa o dia de trabalho menos cansativo causado. Esse pequeno hábito pode ser o pontapé inicial para que você acabe com o stress causado pelo seu trabalho.

A verdade é que fazer pequenos intervalos no meio do trabalho só vai trazer benefícios a você, pessoal e profissionalmente. Só não vale checar redes sociais e olhar os e-mails: isso é procrastinação, não descanso. Para repor as energias, desconecte-se completamente por 15 minutos. Levante-se, dê uma volta, medite ou tome um café. Qualquer atividade que o faça espairecer é válida. Você vai voltar para o seu serviço muito mais disposto e feliz.

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