Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em engajar pessoas por meio da publicação de conteúdos relevantes para o seu mercado e seus clientes, sejam textos ou conteúdos audiovisuais. Essa estratégia é utilizada por muitas empresas para atrair mais clientes, mas será que ela funciona para escritórios de advocacia? O ConJur (Consultor Jurídico) publicou algumas pesquisas que mostram que diversos escritórios conseguiram atrair mais clientes utilizando marketing de conteúdo.

Assim como diversas outras áreas de atuação, advogados são obrigados a cumprir rígidas normas sobre divulgação de conteúdo publicitário, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB. O marketing de conteúdo é permitido, desde que seja utilizado com parcimônia.

Utilizar essa estratégia para o seu negócio é uma forma de impactar seus futuros clientes de uma forma diferente e atrativa. Com a mesma estratégia você pode se tornar referência e um especialista da sua área, ajudando também a posicionar-se no mercado. A seguir você confere algumas dicas de como utilizar essa estratégia na sua empresa.

Personas para sua estratégia

O princípio básico do marketing de conteúdo é que você deve escrever para alguém que tenha interesse naquilo que se está informando. Por exemplo: uma pessoa saiu do emprego que estava e busca conhecer seus direitos e obrigações.

Qual é a primeira coisa que uma pessoa irá fazer? Se você respondeu: buscar na internet/Google, você está correto. Definir a persona, nada mais é de encontrar o público-alvo para o qual você irá escrever. A pessoa que se identifica com o conteúdo criado está mais aberta a um relacionamento com você e o seu negócio.

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Fuja do juridiquês

Se tem uma coisa que ninguém gosta é de ler um texto cheio de termos jurídicos e ter que tentar entender o que aquilo significa. Pessoas comum, e até mesmo alguns advogados, não entendem boa parte das questões jurídicas mais complexas. Se for fazer um texto mais técnico e precisar utilizar termos complexos, lembre-se de explicá-los ao longo do sou texto utilizando linguagem simples e clara. Você não escreve para você, você escreve para uma persona.

Materiais educativos

Se existe um material que nunca sai da rota dos leitores digitais são os matérias educativos. Não estamos nos referindo a apostilas, mas sim de materiais que tirem as dúvidas dos seus clientes, trazendo conteúdos relevantes. Normalmente as pessoas buscam uma pergunta na internet, desejando encontrar uma resposta para um problema, por isso o marketing de conteúdo na advocacia pode ser um grande aliado para atrair pessoas para a sua página e, consequentemente, aumentar o tráfego. Alguns temas pertinentes são: “como escolher um advogado”, “x benefícios de contratar uma assessoria jurídica para a minha empresa”, por exemplo.

Por fim, lembre-se que é preciso compartilhar seus conteúdos. Compartilhe nas redes sociais da sua empresa e em grupos parceiros. Invista em posts patrocinados no LinkedIn e no Facebook, essas duas redes costumam entregar ótimos retornos para seus investidores. O importante é divulgar o conteúdo que você produz. Fique atento à todas dicas e saiba como cada plataforma pode ajudar o seu negócio. Clique aqui e saiba como o LinkedIn pode melhorar a imagem do seu escritório de advocacia.

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