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Você sabe quem é o seu público-alvo?

Quando perguntam qual produto ou quais serviços você vende na sua loja ou empresa, a resposta vem a cabeça de prontidão, certo? E quando perguntam quais são os seus clientes ou o público-alvo da sua empresa, qual é a sua resposta?

Provavelmente você deve saber o que dizer, mas concorda que ela pode ser muito abrangente, não é mesmo? Responder que são mulheres de 18 a 60 anos e de classes B e C, por exemplo, pode ficar muito vago. Saber qual é o perfil da pessoa que adquire seus produtos exerce uma influência direta com o sucesso do seu negócio. A partir da captação de alguns dados, é possível saber as preferências do seu público, seus hábitos de consumo, sua classe social, e demais comportamentos que podem fazer com que você desenvolva uma estratégia de venda direcionada para quem realmente compra seu produto ou serviço. Além disso, ao desenvolver um processo de comunicação focado em um segmento de pessoas, a probabilidade de satisfação aumenta e, consequentemente, a chance de que esta pessoa recomende seu produto para pessoas próximas.

Você deve ter percebido que é essencial saber qual é o seu público-alvo, mas você sabe como descobrir quem é ele? Continue lendo este texto e confira o nosso passo a passo.

Defina seu nicho de atuação

Se você estiver começando, o ideal é que, antes de definir uma estratégia de comunicação e de venda, você defina o nicho de atuação da sua empresa. Quem poderia se interessar pelo seu produto? Quais dificuldades esta pessoa possui e como seu produto poderia auxilia-la? Por que esta pessoa escolheria sua empresa ao invés de outra? Estas são algumas perguntas que você pode fazer para você mesmo com objetivo de tentar, cada vez mais, afunilar a sua área de atuação e prever quais pessoas poderiam ser seus futuros clientes.

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Cadastre seus clientes

Assim que seu processo de venda começar, é imprescindível fazer o cadastro de todas as pessoas que compram na sua empresa. Solicite o nome, e-mail, endereço completo, data de aniversário, produto adquirido, cor ou modelo de produto, valor do item e da venda, e faça observações se necessário.

A partir dos dados coletados você já pode conhecer um pouco mais de perto quem compra na sua empresa e alguns detalhes de sua vida. O e-mail coletado, por exemplo, abre uma porta para a comunicação que irá te auxiliar em outros processos de venda, como você verá no próximo tópico.

Faça pesquisas

Tenha em mente que: quanto mais informações sobre a pessoa que compra o seu produto você tiver, mais você poderá alavancar os seus negócios. E para complementar o desenvolvimento de estratégias de venda e comunicação, as pesquisas aparecem como uma ferramenta fundamental.

Com elas, por exemplo, é possível descobrir em quais canais seu cliente costuma fazer suas compras, fato que poderá influenciar onde você poderá disponibilizar seu produto para venda. Além disso, será possível descobrir preferências e outros hábitos que serão essenciais nos processos de tomada de decisão do seu negócio. E não é somente com os seus clientes que você deve fazer pesquisas! Veja como a concorrência vende, se comunica e quem são as pessoas que compram com ela. As redes sociais, atualmente, podem ser bons canais para você utilizar como fontes de dados.

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