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Valor agregado: porque o cliente vai escolher o seu serviço ao invés de um concorrente

“Existem tantos advogados no mercado, então o que o seu serviço tem de diferente dos demais?”. Com certeza alguém já deve ter feito esta pergunta para você, não é mesmo?

Não existem dúvidas de que, atualmente, o mercado de trabalho, nas mais diversas áreas, está saturado de profissionais. E a “fórmula mágica” que muitos profissionais procuram é como se diferenciar em meio a tantas opções, sem necessariamente precisar reduzir seus custos, para, assim, atrair cada vez mais clientes.

Uma das explicações para isto está no valor agregado do seu serviço, ou seja, tudo que faz parte do “pacote” de soluções que você oferece. Para exemplificar, vamos descrever uma situação: seu cliente tem uma hora marcada no seu escritório de advocacia, mas ele está atrasado, está chovendo e o seu dia foi muito corrido. Como você pode tornar esta experiência mais agradável para seu cliente, além de oferecer somente uma solução jurídica para o seu problema?

Neste post vamos citar alguns diferenciais que o seu escritório de advocacia pode oferecer para que o seu cliente escolha o seu serviço e não o de um concorrente.

Foque na experiência de atendimento

Mais do que entregar um serviço de qualidade, é saber como conduzir este processo. Ou seja, além de fornecer boas soluções para os problemas dos clientes do seu escritório de advocacia, é também saber como atende-los e como manter um relacionamento que seja duradouro.

Focar na experiência que o seu cliente terá ao contratar você como advogado é tentar garantir sua fidelidade e a indicação para outras pessoas. Com certeza você já deve ter escutado de um amigo ou familiar que o serviço de algum lugar era bom, mas que o atendimento era melhor ainda. E é neste quesito que a maioria das pessoas lembram quando vão indicar algum serviço ou empresa para alguém.

Veja algumas dicas de como fazer isso:

“Arrume a casa”

Vai receber algum cliente em seu escritório? Então prepare o local para isto.

Instrua seus funcionários a tratarem seus clientes com respeito e educação; cumpra os horários e não os deixe esperando por muito tempo; organize e higienize sua sala de espera e banheiros; ofereça água e café; não deixe televisões ou aparelhos de sons com o volume muito alto; tenha um sofá ou cadeira confortáveis; e não exagere na claridade da iluminação.

Propicie um ambiente tranquilo e acolhedor.

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Prepare-se

Antes do atendimento, procure se informar sobre o seu cliente: grave o seu nome e estude os motivos pelos quais ele está te procurando. Além disso, vista-se apropriadamente para uma reunião e arrume a sua mesa de trabalho, deixando um bloco de papel e uma caneta à disposição.

Esteja de “corpo e alma”

Muito provavelmente seu cliente está com problemas que influenciam seu estado emocional. Portanto, ao recebe-lo, preste atenção em tudo o que está sendo dito. Demonstre empatia, deixando-o falar sobre sua história e suas dificuldades. Não o interrompa e nem saia da sala para atender ligações ou para resolver outras tarefas.

Além disso, personalize seu atendimento chamando o cliente pelo nome. E ao cumprimenta-lo, olhe-o nos olhos, sorria e estenda sua mão para uma saudação, não esquecendo de oferecer uma água ou café. Ao fazer isso, você transmitirá a ele um sentimento de importância e valorização.

Seja transparente

Deixe muito claro ao seu cliente quais serão os serviços realizados, qual é a probabilidade de sucesso e, principalmente, sobre seus honorários. Não prometa coisas que você não poderá cumprir e reserve um bom tempo para esclarecer todas as dúvidas – e tenha paciência para escutá-las.

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Invista no pós-atendimento

Não é porque você já fechou um contrato com um cliente que não será mais necessário ter uma atenção ou um cuidado com ele. Esteja disponível para o que ele precisar: retorne suas ligações, responda os e-mails e comunique-o sempre que houver alterações no processo.

Esteja próximo para que ele se sinta amparado.

Como você pode perceber, pequenos detalhes de atendimento e relacionamento podem ser cruciais para conquistar e manter seus clientes. Quer conhecer quais são as melhores práticas para prospecta-los? Então, clique aqui.

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