Mais um ano começando e com certeza alguém próximo a você já deve ter te perguntado quais são as suas metas ou objetivos para este ano, certo? E como foi para você? A resposta estava na ponta da língua ou você teve que pensar por um instante?

Saber onde quer chegar profissionalmente, quais lugares gostaria de visitar, os objetivos e metas que quer alcançar, e tantos outros assuntos relacionados a sua vida fazem parte da reflexão que muitas pessoas realizam na virada de um ano para o outro. Traçar caminhos e definir como percorre-los pode trazer uma série de benefícios, tanto na vida pessoal como na profissional de cada uma das pessoas.

Se você ainda não tirou um tempinho para pensar sobre isso, aproveite este texto que preparamos com algumas dicas de como você pode alcançar seus objetivos neste ano.

O QUE SÃO OBJETIVOS, METAS E ESTRATÉGIAS?
Antes de começar, é importante que você entenda a diferença entre alguns conceitos – que irão até te auxiliar neste momento de reflexão.

Quando falamos em objetivos, pense naquele marco final, onde você realmente pretende chegar. Já as metas são definidas como as etapas ou os caminhos que serão percorridos para que você possa atingir este objetivo. E, para finalizar, as estratégias são como planos de ações que viabilizam o cumprimento das metas: você irá definir o que será feito, o por que, quando e como isso irá se materializar.

Agora, vamos as dicas:

Tenha foco
Você conhece aquela expressão “abraçar o mundo”, quando queremos nos referir a fazer várias coisas ao mesmo tempo? Pois, então, esta precisa ser uma frase que você deve sempre levar em consideração quando estiver definindo seus objetivos.

Você, com certeza, deseja conquistar diversas coisas, em diferentes âmbitos da sua vida. Mas, saiba que é necessário focar. Defina poucos objetivos e os especifique bem: defina prazos, quais atitudes você deverá tomar e o que você precisará mudar para que ele se realize. Quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo e, principalmente, quando elas não possuem coisas em comum, não somos tão eficientes.

Seja flexível
Saiba que coisas que não estavam planejadas podem acontecer no meio do caminho. Então, antes de começar o ano, adote uma postura mais flexível. Tenha a consciência que suas estratégias e metas, assim como o seu próprio objetivo, talvez precisem ser modificadas para que possam se concretizar.

Não saber lidar com mudanças ou desafios durante o percurso podem atrapalhar o seu processo, desempenho e desviar você do foco.

LEIA TAMBÉM:
6 DICAS DE COMO MOTIVAR SUA EQUIPE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Coloque em prática
Mais importante do que planejar é colocar em prática. E esta, com certeza, é uma das partes mais difíceis. Portanto, crie uma rotina, defina todas as suas ações e passos, e coloque a mão na massa. Se precisar, faça um plano diário de suas atividades ou um check list no final de cada mês. Dessa forma, você poderá ver sua evolução e também já visualizar alguns resultados, fatos que possuem influência direta com a sua motivação e constância durante o ano.

Tenha disciplina
De nada adianta definir objetivos e planejamentos para que eles sejam alcançados se você só colocar em prática suas ações no primeiro mês. Portanto, se esforce para cumprir suas metas, mesmo naqueles dias mais cansativos. Isto fará a diferença para o atingimento do seu objetivo no final de cada semana, mês ou no ano.

Está aproveitando este momento para fazer o planejamento de ações do ano para a sua empresa? Veja por que você deve fazer mais confraternizações com a sua equipe.

Deixe uma Resposta