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A importância de fazer reuniões de feedback com os seus funcionários

Dar feedback é uma das ferramentas mais poderosas quando se fala em aumentar a performance dos colaboradores em uma empresa. Tanto que os números de uma pesquisa realizada pela companhia canadense especializada em softwares para feedback Office Vibe indicam que empresas com cultura forte em manter um canal de comunicação ativo com seus funcionários têm taxa de rotatividade 14,9% menor que as que não têm essa cultura. Ou seja, falar sobre práticas e o que precisa ser melhorado funciona.

Por que é importante?

Segundo dados da mesma pesquisa, colaboradores que se sentem “ignorados” pelos superiores e colegas tendem a ser duas vezes menos engajados no trabalho. Por outro lado, quando os superiores notam pontos fortes, qualidades e admiram com sinceridade o desempenho dos funcionários, os mesmos tendem a se engajar 30 vezes mais.

Do total de participantes do estudo, 69% também disseram que trabalhariam com mais afinco se notassem que seus esforços estão sendo observados e reconhecidos. E 78% declararam que o reconhecimento dos colegas e superiores os motiva em suas tarefas diárias. Ou seja, basicamente dar retorno do desempenho dos funcionários ajuda a economizar tempo, dinheiro e a evitar retrabalho e muitas pequenas frustrações cotidianas.

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Como dar feedback

Pode ser oralmente, por escrito ou até por meio de softwares (em geral, mais usados em grandes corporações). Esse retorno deve ser feito de forma construtiva, de forma a deixar claras as expectativas da empresa quanto àquele colaborador em específico. Busque também entender o que aquela pessoa em específico espera da empresa e como enxerga suas funções e seu caminho. Dessa forma, você estimula uma relação aberta e saudável de cooperação entre as partes.

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E quanto a receber feedback?

Muito se fala em dar feedback e na importância disso no meio corporativo (e esse post é uma prova disso!). Mas você já parou para pensar na necessidade de demandar feedback? Segundo explica Douglas Stone, que é autor do livro Thanks for the Feedback (ou Obrigado(a) pelo Feedback) e palestrante na escola de negócios de Harvard, quando você solicita feedback a seus colegas, você está enviando uma mensagem sobre si mesmo.

Isso diz aos outros que você está aberto, confiante, preocupado com as opiniões dos outros e ansioso para melhorar. Segundo ele, estudam mostram que pessoas que pedem feedback – em especial, feedbacks negativos (“o que não deu certo?” ou “o que posso fazer para melhorar?”) costumam ser melhor avaliados pelos colegas e superiores.

Outro fator que contribui na hora de passar uma imagem positiva sobre si mesmo é não enquadrar seu pedido junto com uma meta pessoal. Não diga: “eu quero feedback porque quero ser vice-presidente daqui a cinco anos”. Fale como sua melhoria pode ajudar a organização: “Eu quero feedback porque me ajudará a executar essas reuniões de forma mais eficiente e a usar melhor o tempo das pessoas”.

Para mais dicas relacionadas ao mundo corporativo, continue ligado no blog da Business Village.

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