Business Village

Mudanças de hábitos no dia a dia que aumentam sua produtividade

Pode parecer que não, mas alguns hábitos comuns no dia a dia podem influenciar, e muito, a produtividade. Alguns maus hábitos, como comer tarde da noite, dormir pouco ou mesmo o modo como você senta em sua mesa de trabalho podem atrapalhar o processo produtivo. O aumento da produtividade, principalmente nos meios profissionais e acadêmicos, vem sendo amplamente discutido. Um dos locais em que você pode buscar fóruns de discussão ou artigos sobre o assunto é na internet, o mais curioso é que ela é apontada como o principal detrator da produtividade. Quer saber como mudar esse cenário? Continue lendo este post para descobrir.

 

Foco nos afazeres

“Foque no que você precisa fazer”, “É só focar e se concentrar para conseguir finalizar suas tarefas”. Sabemos que essas duas frases são amplamente utilizadas por quem quer ajudar um colega improdutivo. No entanto, não é tão simples assim, muitas vezes pessoas desenvolvem distúrbios de atenção e uma das principais razões para isso é que a atual geração foi ensinada a ser multitarefas, a realizar diversas atividades simultaneamente. Atenção para isso! Normalmente, quem tenta encaixar mil atividades em um curto período de tempo, pode até conseguir finalizá-las, mas não com a mesma eficiência e atenção de quem se dedica a uma só atividade.

 

Por isso, é necessário organizar o seu tempo, dedicar alguns minutos seguidos para uma atividade e, assim, conseguir finalizar tudo com maestria. Pode parecer que não, mas, ao focar em uma atividade só, a tendência é terminá-la mais rapidamente, pois isso aumenta o foco e a concentração em uma pendência.

 

Aprenda a dizer “não”

Esse é o segredo de grandes gestores e empreendedores.  Se você estiver com muitas atividades pendentes e receber algum pedido de última hora, seja honesto e diga que não pode assumir outro compromisso para aquele dia. Se o pedido for de um cliente e ele insistir, negocie o prazo para os próximos dias e argumente que não conseguirá fazer uma entrega adequada no prazo solicitado.

 

Mindfulness: como utilizar a técnica para a produtividade

Se você já é adepto da meditação, provavelmente já conhece essa técnica, mas se não conhece, vai descobrir agora como funciona. O mindfulness tem sido procurado por diversos perfis de pessoas, sejam empresários ou estudantes. A técnica vinda da meditação desenvolve a capacidade de focar no aqui e no agora, recuperando a atenção e aumentando a eficiência, além de melhorar o sono, a convivência familiar, saúde física e mental e também a produtividade. Esses são alguns dos motivos que levaram a Intel, Samsung e o Google a introduzirem sessões de mindfulness na rotina dos funcionários. Esse é o estado de atenção plena em uma questão, é focar sem distrações e interrupções, seja em questões pessoais ou profissionais.  Como fazer: sente-se confortavelmente e faça um intervalo em suas atividades. Se você puder, feche os olhos e perceba todos os pensamentos que passam por você, não os interrompa, deixe que eles cheguem e vão embora sem que você preste muita atenção neles. Faça inspirações profundas e sinta o seu corpo respirando. Conecte-se com o ambiente, com os sons ao seu redor, sinta a cadeira sob o seu corpo, sinta o chão e, lentamente, volte a abrir os olhos. Experimente o estado de consciência plena e aplique no seu dia a dia para aumentar a produtividade.

Leia Também:

COMO O AMBIENTE DE TRABALHO REFLETE NA IMAGEM DA SUA EMPRESA

Método Pomodoro: o que é e como praticar

O método Pomodoro é, basicamente, uma técnica de gerenciamento de tempo capaz de aumentar sua produtividade e seu foco nas atividades realizadas. O italiano Francesco Cirillo, em 1980, buscava aumentar a produtividade nos estudos durante a universidade. Foi assim que ele passou a utilizar um timer de cozinha para definir prazos e organizar suas atividades. Mas por que Pomodoro? O timer utilizado pelo italiano tinha o formato de um tomate, por isso a técnica levou o nome do objeto utilizado. O timer girava por 25 minutos, emitindo um som alto ao fim desse tempo. Durante esse tempo, Cirillo mantinha 100% do foco na atividade que estava sendo realizada, sem nenhuma interrupção. Conforme ele analisou os resultados desta prática, divulgou a técnica em 1992.

 

Você pode aplicar esse método utilizando coisas simples do seu dia a dia. Primeiro elabore uma lista de tarefas e mantenha sempre um lápis e uma borracha por perto. Divida o seu dia em períodos de concentração intensa separadas em períodos de 25 minutos. Feito isso, inicie seu timer ou cronômetro em contagem regressiva e foque nos seus afazeres. Ao final de cada atividade, faça pausas de 5 minutos entre cada uma das atividades.

 

As técnicas apresentadas ajudam a aumentar a sua produtividade no ambiente de trabalho e ajudam a separar suas atividades profissionais e pessoais. São métodos simples que podem ser aplicados por qualquer pessoa, independente do local em que trabalhe. Quer saber mais sobre produtividade? Clique aqui e saiba como tornar suas reuniões mais produtivas.

 

Tags:, , , Sem Comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *