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4 dicas de como controlar a ansiedade no trabalho

Você sabia que os brasileiros estão entre os que mais sofrem com ansiedade no trabalho? Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half em 13 países, cerca de 42% dos brasileiros disseram ter que lidar com stress e ansiedade no ambiente de trabalho, enquanto a média do resto do mundo ficou em torno de 11%. O excesso de trabalho e a falta de reconhecimento foram apontados como os principais fatores para que isso aconteça.

E se você se enquadra nessa alta porcentagem – ou acredita que o nível de ansiedade vem crescendo no ambiente profissional, confira algumas indicações da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV):

Aprenda a priorizar tarefas

Já dizia o velho ditado: se tudo é importante, nada é importante. Faça uma lista do que precisa ser feito com urgência naquele dia ou semana. E aí, dentre as tarefas primordiais, comece pelas que são mais rápidas ou fáceis de serem resolvidas. Se algo leva menos de cinco minutos para ser feito, faça já! E já riscando o que já foi feito na sua lista, para acompanhar seu ritmo e evolução. Ah, é importante não lotar a agenda com cronograma apertado – imprevistos acontecem e a lista pode mudar ao longo do dia. E tudo bem, saiba se adaptar.

Saiba delegar e dividir

Se você coordena equipes, aprenda a confiar nos integrantes dela e delegue tarefas. Cerque-se também de pessoas positivas, que mantenham um bom astral – seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

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Reserve um tempo para relaxar e cultivar bons hábitos

Você trabalha muito e nem se lembra da última vez que praticou um hobby ou fez atividade física? Então pare e repense sua rotina. A produtividade no trabalho tem mais a ver com um conjunto de fatores do que com a quantidade de tarefas que você tenta fazer em um dia. Recarregar as baterias, relaxar e desligar a cabeça nos momentos em que estiver fora do escritório é essencial para conseguir lidar melhor com as dificuldades.

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Respire

No dia a dia, é comum que tenhamos uma respiração mais curta e superficial – mas há um motivo pelo qual a maioria das técnicas como ioga ou pilates demandam respiração profunda: é porque essa ação simples, que qualquer um pode fazer a qualquer momento, é um potente calmante. Se estiver se sentindo nervoso, estressado ou ansioso no trabalho, feche os olhos e respire fundo contando até 8. Segure o ar contando até 4 e depois expire pela boca contando até 7. Repita algumas vezes. Se você duvida, saiba que estudos já comprovaram que, por meio da respiração, é possível ‘domar’ o cérebro para que você fique mais calmo.

Por fim, um planejamento bem feito pode ajudar também a controlar a ansiedade. Veja mais sobre o assunto aqui. Lembrando sempre que ansiedade pode ser também uma questão de saúde mental que impacta não só na produtividade no trabalho. Se você notou que está se sentindo mais ansioso (a) do que o habitual e que as técnicas para se sentir melhor não estão ajudando, não hesite em procurar um profissional de saúde.

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