Na última quarta-feira, dia 21 de outubro de 2015, uma chuva torrencial agressiva tomou conta de todo o Sul do Brasil, em especial Curitiba. Segundo o G1, a grande quantidade de chuva, adicionada aos nossos bueiros sujos de lixo, causaram enorme transtorno em toda a capital paranaense. Carros batidos, alagados, acidentes, árvores destruídas, ruas e parques alagados. Um problema que afetou a vida de milhões de pessoas num dia. Foi um alagamento recorde em muitos lugares, causou vários transtornos.

coworking399

Em nosso caso, não foi diferente. Sediamos o 1o. happy hour extra-oficial dos Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná  Marcado para ser com hamburguer e chopp, desafiados pelo mal tempo, mudamos para pizza por conta dos transtornos causados em nossa churrasqueira. Mas o chopp funcionou e tudo deu certo, essa foi fácil. Nossa adversidade foi pequena, mas superada.

Na internet, a reação das pessoas às chuvas foi muito distinta. A quantidade de pessoas reclamando na página oficial da Prefeitura de Curitiba no Facebook, a famosa #Prefs, dos transtornos causados por bueiros entupidos foi grande. Muito foi falado a respeito. Muitas opiniões divergentes de quem é a responsabilidade e o dever de cuidar da cidade. A prefeitura até postou uma foto dizendo “Precisamos falar de bueiros” e muitas pessoas comentaram sobre isso, falaram sobre isso, opinaram sobre isso. Poucos fazem a sua parte, tanto cuidando dos bueiros que podem quanto dos suas latas de lixo.

12065963_970910882952716_6421976628730579330_n

Enfrentamos o outubro mais chuvoso desde 1997.A chuva mostrou que avançamos muito na tarefa de relocar famílias em á…

Posted by Prefeitura de Curitiba on Sexta, 23 de outubro de 2015

Outra reação às chuvas foi do Gustavo, sócio do Royal Wakepark: aproveitou para se divertir e fazer o que sabe muito bem. Desafiou seus amigos a praticar wakeboard em pleno Parque Barigui, fazendo manobras inacreditáveis puxadas por sua máquina que substitui o barco na prática do esporte, permitindo que seja praticado em lagos. Videos feitos por observadores viralizaram numa velocidade incrível pela internet, falando sobre o jovem que “surfou” no Parque Barigui:

wakeboard

 

No dia seguinte, pudemos conferir a aventura dele quando chegou aqui para editar os videos oficiais feitos pelo pessoal da B&B Filmes, um de nossos membros. O resultado você acompanha no video abaixo:

Muito interessante, né?! Eles são muito bons nisso, mesmo! Além disso, sua atitude empreendedora e apaixonada de aproveitar a oportunidade única de pular lixeiras reais realmente impressiona.

Voltando para os problemas iniciais da chuva: como resolver os problemas resultantes da intensa chuva somados ao lixo em bueiros pela cidade, que causam alagamentos? 

Neste sábado, sediamos o evento semanal de programadores voluntários, chamados de Hackers Cívicos, organizados pelo OpenBrazil , instituto que promove abertura de dados públicos, e o Code For Curitiba, uma brigada do Code For America e Code For All, iniciativas que promovem juntas o empoderamento do cidadão para resolver problemas públicos – para quem não quer apenas reclamar e quer ajudar e fazendo o que sabe bem: programar aplicativos e resolver o problema através da tecnologia. É a melhor maneira de fazer o bem para quem tem esses conhecimentos e pode disponibilizar gratuitamente para ajudar o cidadão. O Business Village ajuda com voluntários da sua comunidade de negócios, assim como isentando todos das taxas de locação dos espaços.

cta sala de reuniao

Eles idealizaram uma solução para empoderar o cidadão comum, para que todos possam cuidar do seu próprio bueiro, adotando-o. Tudo isso através de um aplicativo feito hoje em apenas um dia, em um único HackDay – evento de hacking cívico que acontece todos os sábados aqui em nosso Coworking de tarde.

Inicialmente, os cidadãos já podem se cadastrar para a adoção e a base do aplicativo foi criada – baseada no aplicativo Adote um Hidrante feito nos Estados Unidos pelo Code For America e permite que o cidadão cuide do seu hidrante. Em seguida, eles pretendem coletar com a Prefeitura e a Sanepar o mapeamento de bueiros já existentes para poder disponibilizar abertamente ao cidadão. Foi nomeado de Adote um Bueiro:

adote-um-bueiro

Próximos passos: como engajar a população?

Foi feito um video explicando como fazer para cuidar do seu bueiro e o aplicativo Adote um Bueiro promete mostrar ao cidadão a localização de todos os bueiros da cidade de Curitiba e gameficar o processo de engajamento do cidadão, para que este, se sinta estimulado a cuidar do seu próprio bueiro além da média – permitindo uma experiência de uso acima da média para o usuário e para os órgãos responsáveis. Desde que conte com o envolvimento e engajamento da Prefeitura e Sanepar, será possível premiar os vizinhos que mantém os bueiros limpos, assim como premiar os “donos” de bueiros mais limpos, talvez até os mais bonitos e bem decorados, por exemplo, permitindo que a arte possa se destacar em nossa cidade, através da união entre arte e cuidado do cidadão para resolver o problema dos bueiros entupidos – tudo isso com as melhores práticas de crowdsource no processo tecnológico.

Quer fazer parte desta brigada de Hackers??  Deixe seus dados nesta página convidaremos você para participar dos próximos Hackathons que acontecem toda quarta-feira e sábado.

O empreendedorismo social visto em forma de voluntariado é algo que chama bastante a atenção por conta de se parecer muito com os desafios de se construir uma startup. Má notícia para Gustavo, que não vai mais poder fazer Wakeboard no Parque Barigui.

 

btn1

 

 

Veja também:

POR QUE O GROWTH HACKING É UMA FORTE TENDÊNCIA DO MARKETING

O QUE UM ARQUITETO TEM A GANHAR NUM COWORKING?

UM NOVO MODELO PARA FAZER SEUS CURSOS E EVENTOS

LANÇADORA DE STARTUPS DO VALE DO SILÍCIO ABRE SEDE EM CURITIBA

COWORKING AJUDA ADVOGADOS A IMPULSIONAREM CARREIRA

 

 

 

Deixe uma Resposta