Coworking

O que um arquiteto tem a ganhar num coworking?

By 23 de setembro de 2015 Comentários

Assim como em diversas profissões, o arquiteto tem vários desafios no início da carreira e superar a fase de incertezas de onde e como atuar é a principal deles. Mais do que qualquer outro profissional, o arquiteto precisar ser arrojado, ter sensibilidade, criatividade e intuição para conseguir conquistar o mercado. Para quem quer seguir o caminho do empreendedorismo a demanda costuma ser ainda maior.

Para o profissional que decidiu em montar o próprio escritório, existem alguns custos a serem considerados, como já mencionamos num post anterior. Além das despesas com uma sala comercial, também é preciso considerar um fator bastante importante: onde buscar clientes. Uma etapa difícil, pois cliente não aparece do nada, é preciso conquistar e isso exige credibilidade e confiança. Se você não possui uma lista de contatos para ir atrás, ainda vale a tática da boa e velha indicação, que geralmente traz algum resultado.

Conquistar mercado não costuma ser fácil mesmo, mas se você optar em montar um escritório dentro de um coworking, as dificuldades podem ser menores. Quais vantagens você vai ter dentro de um ambiente compartilhado? São inúmeras, mas podemos listar as principais: networking, custo reduzido, troca de experiências, oportunidades de negócio, escritório equipado, etc. Para começar você vai aumentar a sua rede relacionamento, essencial para quem está iniciando a carreira ou quer expandir os negócios.

Segundo ponto, lembra do argumento da indicação? No coworking os profissionais tendem a indicar o pessoal da própria comunidade de negócios, pois a ideia é ter uma ajuda mútua e crescer junto. Isso sem falar que você é um arquiteto e sempre vai ter alguém do escritório precisando de uma reforma ou de redecorar a casa.

Porém, na hora de escolher o coworking você deve avaliar algumas questões, pois o ambiente tem que condizer com o seu perfil, até para ter coerência com o seu trabalho e isso vai ser perceptível para o seu cliente. Por exemplo, se você é daqueles profissionais contemporâneos que gosta de criar novos conceitos e trabalhar com o que o mercado oferece de mais moderno, você precisa estar num local que reflita de alguma maneira isso. O mesmo vale para quem acredita e aposta na sustentabilidade ou segue uma linha mais clássica. O ambiente também vai influenciar a forma como você cria e projeta.

Além disso, você vai precisar de um escritório apropriado e que permita você se reunir com o seu cliente. Por isso, é preciso analisar o espaço de recepção, de reunião e a localização. Todas essas questões irão trazer credibilidade para o seu trabalho, principalmente para quem ainda não o conhece como profissional.

btn1

Leia também

O potencial da internet para alavancar seu escritório de arquitetura

Seu escritório residencial é adequado ao seu negócio?

Deixe uma Resposta