Você, como empreendedor, já tinha imaginado em algum momento da sua vida que conseguiria abrir o próprio negócio? Aquilo que parecia tão distante ou, até mesmo, o que é um sonho para alguns, finalmente se concretizou. A grande burocracia, as altas taxas de investimento, os documentos necessários, as filas e mais filas nos cartórios e bancos, devem ter sido alguns dos desafios pelos quais você deve ter passado e o que deve ter feito você pensar em vários momentos se era aquilo que você queria realizar profissionalmente.

Com o objetivo de tentar tornar este processo de concretização do próprio negócio um pouco mais acessível e viável para alguns, um outro tipo de empreendimento começou a surgir no país: os coworkings. Um modelo de consumo compartilhado, onde pessoas, de diferentes áreas, profissões e empresas, dividem o mesmo ambiente de trabalho.

Todos os benefícios que giram em torno desta iniciativa pareceram muito atrativos justamente para aquelas pessoas que queriam abrir o próprio negócio, não queriam trabalhar em um modelo de home office e que também estavam procurando formas de reduzir custos. E, logo, os coworkings caíram no gosto dos brasileiros.

A procura por estes espaços no país foi tão grande que fez com que este mercado desse uma despontada nos últimos anos. De acordo com o Censo Coworking Brasil, em 2018, existiam 1.194 espaços conhecidos no país, 384 a mais do que em 2017, sendo a maior concentração de espaços no estado de São Paulo e também na capital.

Este mercado tem 214 mil pessoas circulando, 88 mil estações de trabalho disponíveis, 7 mil empregos diretos gerados e a movimentação de 127 milhões de reais. Ainda, de acordo com o Censo, 21% dos espaços iniciaram um projeto de expansão ou planejam fazer em breve. Números que tendem a mudar e aumentar com o passar dos próximos anos.

Confira alguns dos benefícios de trabalhar em espaços compartilhados:

Reduza custos

Apesar de ter um gasto fixo mensalmente, como em um aluguel de uma sala comercial, uma casa, ou qualquer outro lugar que você tenha pesquisado para abrir a sua empresa, nos coworkings você tem a possibilidade de ter diversos serviços a sua disposição sem que precise pagar por eles separadamente.

A maioria destes espaços já oferece telefone, internet, recepcionista, cafézinho, salas de reunião, luz e água, serviços e custos que são divididos pelas demais pessoas que também utilizam o local, gerando menos gastos para você. Além disso, esta questão também se aplica nos casos em que for necessário realizar alguma manutenção ou alteração estrutural no local. Se você estivesse alugando sozinho qualquer espaço, este custo ficaria somente sob sua responsabilidade.

Leia também:

Aumente a produtividade

Quem já trabalhou em casa sabe que, no começo, tudo parece muito bom, não é mesmo? Mas, depois de um tempo, esta rotina de trabalho pode começar a atrapalhar a sua produtividade.

Desenvolver suas atividades em um coworking possibilita a criação de uma rotina fixa, com o cumprimento de horários e a necessidade de deslocamento até o local de trabalho, menos distrações, já que você estará em um espaço sem animais de estimação e televisão, por exemplo, e mais foco nas suas atividades, fatos estes que influenciam diretamente na sua produtividade.

Quer ganhar uma diária grátis em nosso coworking?

Basta clicar no botão abaixo:

Faça sua empresa crescer

Estar em um ambiente com outras pessoas é ter a possibilidade de expandir seu olhar. O networking pode abrir portas para novas parcerias, por exemplo, para o conhecimento de novos processos, que poderão ser aplicados no seu negócio, gerando uma otimização de tempo, e, até mesmo, de momentos de troca e integração, que poderão influenciar no seu bem-estar e no desenvolvimento do seu trabalho. Além disso, o ambiente traz mais profissionalismo para o seu negócio, fato que pode ser de grande valia caso você atenda clientes externos ou no momento das reuniões de negócio.

Quer saber mais como um ambiente pode influenciar no sucesso de uma reunião? Preparamos um post cheio de dicas para você.

Deixe uma Resposta