AceleradoraStartup

Como decolar sua Startup em Curitiba

By 26 de novembro de 2015 Comentários

Um estudo realizado pelo Sebrae-PR apontou que o número startups no Paraná cresceu mais de 100% do ano passado para cá. Ao todo, são 370 empresas com esse perfil, em 2014 eram 167. A pesquisa, que ainda não foi totalmente concluída, mapeou apenas seis regiões: Curitiba, Londrina, Pato Branco, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. Isso significa que a quantidade de startups no Paraná pode ser ainda maior. Saber como progredir no mercado de startups pode a fazer a diferença para ter um negócio de sucesso.

coworking399

Os dados mostram como o ambiente paranaense é propício a receber novos empreendimentos, além do mercado concentrar muito profissionais inovadores. O estudo também apontou que muitas empresas não completaram nem dois anos de existência e não foram lançadas definitivamente no mercado, ou seja, estão em processo de amadurecimento. No entanto, por estar em processo de expansão, o setor está sujeito a muitas experiências de erros e acertos.

O fato de o mercado paranaense ser favorável à criação de novas empresas também está diretamente relacionado ao surgimento de novos ambientes de inovação e aceleração de negócios. Muitas startups nasceram de um projeto que estava esquecido ou que não tinha oportunidade para ser colocado em prática. A partir do momento que seus empreendedores se inseriram em ambientes de compartilhamento, a ideia tomou forma e ficou mais palpável. Por isso, a maioria das startups está inserida em aceleradoras e comunidades de negócio.

Também é verdade que no começo nem tudo é tão simples e fácil, se engana quem acredita que o universo da startup é somente criar e prosperar. Em muitos casos, empreendedores tentaram por diversas vezes criar modelos sustentáveis de negócios e nem todos acertam na primeira tentativa. Estudar e avaliar todas as possibilidades, antes de lançar a ideia no mercado, é crucial.

Aonde procurar mais ajuda?

Um instrumento bastante útil neste processo é o Canvas do Ecossistema de Curitiba, moldado globalmente pelo Founder Institute, mas co-criado colaborativamente por todos os atores do ecossistema, como universidades, governos, aceleradores, investidores e coworkings. Esse instrumento facilita a vida do empreendedor por mostrar quem ele deve buscar em cada estágio da sua startup, desde a ideia, a procura por co-fundadores, até a busca de investidores. Acesse neste link aqui.

Inspiração empreededora

Para inspirar a criação de novas empresas, a Associação Comercial do Paraná lançou, no último dia 19 de novembro, a 4a. edição do concurso Minha Ideia Muda o Mundo. O concurso irá permitir que jovens empreendedores apresentem suas ideias de negócios para bancas de mentores, investidores e empresas patrocinadoras. Empresas já operantes em estágios iniciais podem e devem aplicar. Além disso, os vencedores das 3 categorias ganharão uma bolsa para acelerarem suas ideias no Founder Institute Curitiba, a maior lançadora global de startups, até chegarem ao estágio do lançamento de uma nova empresa, podendo já fazer sua primeira rodada de captação de recursos com investidores. O processo de seleção e aceleração de empreendedores do FI está chamando a atenção: todas as empresas graduadas no primeiro semestre do Founder Institute Curitiba em 2015 receberam cartas de intenção de investimento, ainda que nem todas tenham aberto oficialmente e publicamente suas rodadas. Fique espero: inscrições podem ser feitas no site: http://www.minhaideiamudaomundo.com.br/

Próximos Eventos do concurso e do Founder Institute:

Startup Ideation Bootcamp

Date: 2015-12-10, 06:30 PM
Location: Centro Internacional de Inovacao “C2i” da FIEP, Avenida Comendador Franco, 1341 , Jardim Botânico, Curitiba, PR, 80215-090

Inscrições: http://fi.co/e/72341

Making the Leap from Employee to Entrepreneur

Date: 2015-12-17, 06:30 PM
Location: Ebanx, Marechal Deodoro, 630 Auditorio San Marco Praça

Inscrições: http://fi.co/e/72321

Aonde começar?

Ambientes de coworking tem sido cruciais nesta nova fase do empreendedorismo, que tem sido uma verdadeira febre mundial. São ambientes próspero para inovação e novos negócios. Além disso, para muitos empreendedores em início de carreira o fator determinante para o negócio ser bem-sucedido foi o ambiente no qual estava inserido.

diariagratis

Por exemplo, aqui no Business Village, nós temos diversos profissionais de áreas distintas, alguns já com empresas consolidadas outros trabalhando como prestadores de serviços. Não importa se o seu negócio já está no mercado ou ainda é um sonho distante, a verdade é que o coworking incentiva e contribui para que ele vire realidade.

Trabalhar em comunidade de empreendedores influencia muito no amadurecimento profissional e na tomada de decisão. O universo dentro do coworking está diretamente relacionado à vontade de empreender e ajuda a impulsionar quem tem essa pretensão. Foi pensando nisso que no mês passado nós firmamos uma parceria com o Founder Institute, maior aceleradora de negócios do mundo.

Leia também

Coworking ajuda a aumentar sua rede de relacionamento 

Fábrica da Carreira elege o Business Village como o coworking ideal

Para reduzir o risco jurídico de seu negócio

Deixe uma Resposta