Se alguns anos atrás você tinha certeza que sua carreira seria construída dentro de alguma empresa, hoje as coisas não são exatamente assim.

A dinâmica do mercado mudou e está mais flexível, permitindo que você trabalhe em casa ou não, tudo depende da sua preferência e da característica do seu negócio. E quando existe essa possibilidade surge a dúvida: home office ou escritório?

Para clarear suas ideias e ajudar nessa escolha, separamos as vantagens e desvantagens de cada um. Acompanhe o post e confira!

Vantagens

Se você gosta de liberdade em relação aos horários de trabalho, quer trabalhar com roupas confortáveis e poder preparar o almoço todos os dias, essa é uma ótima opção. Saiba mais abaixo.

Mais qualidade de vida

Provavelmente esta seja o maior benefício do home office. Quando você trabalha em casa, evita o estresse do trânsito e não perde horas de deslocamento, por exemplo. O ambiente doméstico também oferece mais conforto do que os empresariais, o que ajuda a deixas as pessoas mais calmas, felizes e relaxadas.

Quando você trabalha em casa, também tem mais tempo para outras atividades. As horas que você passaria dentro do carro entre seu lar e seu trabalho você pode dedicar à sua família, encontrar-se com amigos e exercitar-se, por exemplo.

Essa opção também é mais sustentável, pois ao deixar seu carro na garagem você contribui com a diminuição da queima de combustível, e isso favorece a qualidade do ar. Ou seja, você também está ajudando o planeta.

Liberdade de horários

Não dormiu bem à noite e precisa levantar da cama mais tarde? É mais produtivo durante a madrugada? Não tem problema! Uma das vantagens do home office é que você faz o seu horário de trabalho. Desde que você entregue suas demandas no prazo, não importa se você vai trabalhar das 8h às 17h de segunda a sexta ou se vai passar o domingo em frente ao computador.

Desvantagens

Como nem tudo são flores, trabalhar em casa também tem seus pontos negativos. Veja quais são.

Solidão

Se você trabalha em casa, é bem provável que trabalhe sozinho, e isso aumenta o seu isolamento social. Quem opta pelo home office têm menos contato com o exterior, e isso pode ser prejudicial para algumas pessoas. Além disso, se você não é a única pessoa no seu escritório, a interação com os outros pode aumentar a criatividade, facilitar a solução de problemas e a tomada de decisões.

Perda de foco e de produtividade

Televisão, videogame e até a própria cama são distrações do ambiente doméstico que não existem nos escritórios. Isso pode resultar em uma perda de foco e, consequentemente, de produtividade. Não bastassem esses itens, ainda há uma concorrência desleal e irresistível: a companhia da família.

Cônjuges e filhos muitas vezes não entendem que, apesar de você estar em casa, está trabalhando. Eles podem querer sua atenção e interrompê-lo, prejudicando seu serviço.

Excesso de carga de trabalho

Apesar da liberdade em fazer o próprio horário, o fato de não haver uma distinção entre seu ambiente profissional e de lazer pode fazer com que você sobrecarregue sua rotina laboral. Assim, a maior qualidade de vida — que citamos acima como uma das vantagens de home office — vai por água abaixo e seus dias vão se resumir a trabalhar.

Quem opta pelo home office precisa de muita disciplina para não perder o foco naquilo que precisa ser feito e para não exceder a carga horária. Mas uma vez que você organize sua rotina e seja fiel a ela, as vantagens são inúmeras. Portanto se você considera trabalhar em casa, analise se essa possibilidade será positiva para o seu negócio e se você tem perfil para essa dinâmica profissional.

Acompanhe-nos no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Deixe uma Resposta