Se você já abriu o seu escritório de advocacia, com certeza, você precisou desenvolver habilidades em outras áreas, fora do Direito, para que o seu projeto pudesse sair do papel, certo? Você precisou pesquisar sobre marketing, para saber quais seriam os melhores meios para divulgar o seu escritório, sobre administração, para conhecer todos os documentos necessários para abrir o seu negócio, e, algo que não poderia faltar, sobre gestão financeira.

Assim como ocorre nos demais negócios, é essencial que você controle as finanças e todos os gastos que o seu escritório de advocacia pode apresentar. Isto garantirá a prosperidade, sustentabilidade e futuro do seu negócio, assim como uma maior tranquilidade para que você e seus colegas possam se preocupar com atividades e ações que tragam resultados.

Neste texto, iremos te dar quatro dicas de como dominar a gestão financeira do seu negócio. Continue lendo e saiba mais!

Adquira conhecimento

Para se tornar um advogado, você precisou passar por uma graduação e estudar muito, certo? Para desenvolver qualquer atividade, seja em nossa vida pessoal ou profissional, precisamos adquirir conhecimento sobre determinado assunto. Portanto, a primeira dica que podemos te dar é: procure saber mais sobre economia, contabilidade e administração. Na internet, existem diversas opções, tanto pagas como gratuitas, de cursos que abordam estes temas. Além de você aplicar as informações adquiridas profissionalmente, elas também serão de extrema valia para sua vida pessoal.

Leia também:

Identifique as despesas

Esta deve ser uma ação que você deve tomar antes de abrir o seu próprio escritório de advocacia e manter enquanto ele estiver ativo. Saber quais serão os seus gastos fixos, como a remuneração dos advogados e o preço do aluguel do seu espaço, por exemplo, e quais serão os variáveis, como o valor gasto com a impressão ou xerox de documentos, é essencial para que você visualize o financeiro do seu negócio como um todo. Este controle te auxiliará a tomar decisões e a não ficar no vermelho.

Separe as finanças pessoais das profissionais

Um erro muito comum, principalmente de escritórios pequenos ou de advogados que trabalham sozinhos, é misturar as finanças pessoais com as profissionais. Tenha contas em bancos separadas e crie planilhas diferentes para cada um dos seus gastos. Tudo o que diz respeito aos seu escritório, como contas de luz, telefone e água, aluguel, remuneração de seus funcionários, faturamento com os seus clientes, até os gastos no supermercado com água e café, deve ser visto como algo a parte. Esta é uma dica muito importante que pode evitar o seu endividamento e a perda do seu controle financeiro.

Leia também:

Gaste com responsabilidade

A última – e não menos importante – dica para você dominar a gestão financeira diz respeito a algo que vale para diversos aspectos de nossa vida. Não gaste com coisas que não são necessárias e não desperdice. Aquela compra, dividida em diversas vezes no cartão crédito, pode dar a impressão de que não irá fazer grande diferença no seu gasto mensal. Porém, estas pequenas despesas somadas com outras podem ser o diferencial para ficar negativo em um mês e depois não conseguir se recuperar mais.

Avalie se a compra é extremamente necessária naquele período e, caso você parcele, não esqueça de já incluir o valor na sua planilha de controle para os próximos meses. Isto te ajudará nos momentos de tomada de decisões com relação a investimentos e, até mesmo, a prospecção de novos clientes.

Clique aqui para saber como escritórios compartilhados podem te ajudar a diminuir custos.

Deixe uma Resposta