Você já deve ter ouvido falar sobre clima organizacional, não é mesmo? Se ainda não, saiba que esta é uma questão que exige muita atenção quando o assunto é possuir o seu próprio negócio.

A forma como os seus colaboradores se sentem ao trabalharem no seu escritório reflete a maneira como eles fazem as entregas do trabalho e, consequentemente, a forma como os seus clientes percebem externamente o seu negócio. Parece um pouco complicado, não é? Mas você deve saber que investir em ações que contribuam para o clima organizacional pode ser um fator decisivo para construir a imagem da sua empresa e conquistar novos clientes.

Neste texto, você encontrará três fatores que têm relação direta no clima e no dia a dia de trabalho dos seus colaboradores, e como estas questões podem influenciar as entregas e a percepção do seu cliente sobre o seu negócio.

Continue lendo e confira!

Relacionamento entre os colaboradores

Mais do que incentivar a amizade entre os colaboradores – ação muitas vezes utilizada erroneamente como forma de melhorar o clima da empresa -, é investir na formação de equipes que sejam compostas por pessoas que compartilhem valores em comum, como o respeito, a educação e a empatia, e que se identifiquem com os valores do seu negócio. Mas não queremos dizer que você precisa buscar no mercado de trabalho pessoas que sejam iguais. Com certeza a diversidade e opiniões diferentes são de muita valia no dia a dia de trabalho. E encontrar pessoas que saibam conviver com estas diferenças é a “chave do negócio”.

Preocupe-se em construir e desenvolver uma equipe que cresça em conjunto, que consiga discutir problemas e encontrar soluções para a sua empresa, e que as pessoas, mesmo com suas diferenças, saibam conviver umas com as outras, de forma harmoniosa e em prol de um objetivo em comum.

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Transparência no repasse de informações

Se existe um fator que pode comprometer (e muito) o ambiente de trabalho em uma empresa é a falta de transparência no repasse de informações.

Não há nada pior do que, diariamente, estar em um lugar onde você não se sente pertencente a ele. Informações confusas e atravessadas, e as tão famosas “conversas de corredor” devem ser minimizadas ao máximo no seu escritório. Seu colaborador precisa saber o que está acontecendo em seu local de trabalho para que se sinta parte dele.

Portanto, invista em reuniões com sua equipe para que você possa passar um panorama dos acontecimentos mais importantes que envolvem o seu escritório. Além disso, justifique mudanças de clientes, de escopo, de processos e, até mesmo, de pessoas da equipe, como admissões, promoções e demissões.

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Processos e fluxos bem definidos

Defina com clareza todos os processos e fluxos de trabalho do seu escritório e faça com que todos os seus colaboradores os sigam. Divergências na maneira de realização das tarefas e atividades diárias entre colaboradores do mesmo lugar podem afetar o senso de justiça e organização percebidos internamente.

Todos estes itens têm influência direta no engajamento dos seus colaboradores e a forma como eles desenvolvem o seu trabalho. O senso de respeito, educação, empatia, justiça, organização, clareza e transparência, quando incentivados e realizados internamente, refletem no atendimento e na forma como seus colaboradores desenvolvem suas tarefas, e, consequentemente, refletem na forma como os seus clientes avaliam o trabalho realizado. Boas práticas internas são traduzidas em pontos que contribuem positivamente com a imagem da sua empresa!

Que tal implantar algumas dessas ações no seu escritório? Se você quer mais informações sobre como aprimorar o seu atendimento e como se diferenciar dos seus concorrentes, não deixe de ler o texto clicando aqui.

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